sexta-feira, 16 de julho de 2021

OLÉOS ESSENCIAIS, ENERGIAS & EMOÇÕES

Oléos essenciais, energias & emoções
Foto: Pexel


Bem-estar e qualidade de vida


Com a nova realidade imposta pela pandemia instalada ao redor do mundo pela Covid-19, muitas pessoas começaram a se preocupar com bem-estar e qualidade de vida. Embora, esse despertar para soluções naturais não seja um modismo, já que estamos rodeados por produtos que enchem nosso lar com carga tóxica, esse olhar para dentro aumentou substancialmente nos últimos meses.

Fazendo uma rápida retomada, os óleos essenciais são, basicamente, a inteligência das plantas, que produzem nos caules, raízes, folhas, flores, frutos e sementes a imunidade necessária para serem saudáveis e perfeitas de acordo com suas características, atraindo os polinizadores e afugentando as pragas. Muito difundido pela utilização de forma aromática, eles podem ser utilizados topicamente (sempre diluído em óleo vegetal carreador) e, até mesmo internamente e, neste caso, verifique a marca que possui este tipo de autorização.

Energias


Mas, pensando na parte emocional, não tem como não comentar sobre a questão energética. Existem várias explicações quânticas, físicas e espirituais sobre energia e, aqui, vamos falar superficialmente: como você se sintoniza diariamente? Isso mesmo, sintonizar... Sabe o dial da rádio? Você pode escolher uma estação que transmite notícias, MPB, rock, sertanejo, samba... Quem desenvolveu essa escala de sintonia e frequência foi David Hawkings, conhecida como Escala Hawkings de Consciência.

Então, em primeiro lugar, observe-se. Você acorda e se sintoniza em bons sentimentos de paz, luz, gratidão, amor, felicidade...? Os primeiros passos que os óleos essenciais nos convidam a dar são para o autoconhecimento e para a auto-observação. Por tempos, imputamos ao mundo exterior as razões das nossas “dores”. Que tal começarmos a protagonizar nossas decisões e percebermos que a responsabilidade sempre será nossa com o convite dos aromas e com a forma que eles agem quimicamente no nosso corpo, ativando serotonina, melatonina, dopamina...enfim, hormônios que são responsáveis por mudança de humor, sono restaurador e sensações de prazer. Desta forma, é possível um equilíbrio ou reequilíbrio energético do seu corpo, da sua casa, da sua família e do seu ambiente de trabalho, ou seja, da sua vida.

Quais são os principais óleos essenciais?


Existe uma grande variedade de óleos essenciais que poderia indicar, mas vamos começar com cinco óleos essenciais para harmonização energética e emocional:

✔Lemongrass (Capim-limão): é o óleo essencial da limpeza energética. Ele nos propõe a viver a vida com claridade espiritual, independentemente, de religião. É o óleo do discernimento e que nos sugere liberar o que não é mais preciso. Se fizermos um pouquinho por dia, será possível nos sintonizarmos na positividade e sem levar conosco o que não precisamos! É uma atividade diária, mas que nos permite a liberação de energias que não nos fazem bem;

✔Melaleuca (Tea Tree): é um convite para nos livrarmos de relações e situações tóxicas. Quantas vezes nos pegamos com pessoas ou em ocasiões que não nos fazem bem? Então, a Melaleuca protege energicamente neste sentido, ou seja, aprendemos a praticar os limites energéticos, a fortalecer relações saudáveis e respeitosas e nos empoderamos. Abuse da utilização dela nos ambientes e topicamente. Recomendação tópica para esta finalidade: aplicar na nuca e na região da coluna;

✔Nardo (Spikenard): gratidão! O óleo essencial de Nardo é um convite para aceitar aquilo que não podemos mudar e a nos sentirmos contentes, porque viver é encarar diversidades e, principalmente, cultivarmos a sensação de paz diária! É um óleo que nos traz suporte para apreciarmos e aceitarmos a vida exatamente como ela é;

✔Gerânio: é o óleo essencial da cura emocional, da empatia, do perdão, da gentileza e da tolerância. Pode reler...é verdade! Este é o óleo essencial que nos convida a experienciar tudo o que temos ouvido nestes tempos de pandemia! É o óleo do amor e da verdade, duas frequências elevadíssimas na Escala Hawkings;

✔Frankincense (Olíbano): verdade e conexão são os sinônimos emocionais e energéticos do Frankincense. Ele é um dos óleos mais valiosos pela história e pela química dele. Não é à toa que é conhecido como o “Rei dos Óleos”. Ele entra na nossa rotina com a proposta de abandonarmos baixas vibrações, mentiras, decepções e negatividade. Conecte-se com o seu eu divino, o seu eu maior e ilumine-se no amor, na proteção, na abertura espiritual e no discernimento, independentemente, de crença. É a conexão com o seu propósito maior de vida!

Estes cinco óleos foram escolhidos com muito carinho, pensando no momento atual e na necessidade de mudança energética e emocional que a maioria das pessoas procura neste momento. Poderia elencar inúmeros outros óleos essenciais com propriedades incríveis, mas, vamos devagar para conseguirmos colocar em prática todos eles.

Como última dica, se você tiver um difusor ultrassônico na sua casa, depois da limpeza física dos ambientes, ligue o difusor. Coloque o Lemongrass (Capim-limão) para limpeza pesada de energias; ou faça uma sequência de quatro horas de Melaleuca (Tea Tree) e duas horas de Frankincence (Olíbano). Durante as noites, abuse do Gerânio e do Nardo! Afinal, quem não quer dormir com amor e gratidão.



Fernanda Sal Jornalista e  Profissional de aromaterapia


Por Fernanda Sal  - @harmonia_saude_essencial
Jornalista, empreendedora, consultora de bem-estar e aromaterapeuta 






Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search