quinta-feira, 3 de junho de 2021

Minha Vida entre costuras

Organização é uma questão de olhar
Foto: Pexel/Andrea Piacquadio





A sua organização, pode ser a minha bagunça.


Minha tia, hoje muito velhinha e esquecida, depois de casada resolveu ser costureira.
Auto didata, começou com peças simples, shorts com botão, blusas e camisas. Com o tempo, e mais confiante, foi se aventurando em outras peças até se tornar a costureira queridinha do bairro.

Sempre gostei de ir a casa dela pois, o colorido dos tecidos e linhas e o barulho incessante das três máquinas de costura, me encantavam e me transportavam para outro universo.

Mas eu sou Personal Organizer e achava tudo um caos!

Confesso também que tudo aquilo era um caos! Tecidos coloridos misturados com tecidos de várias estampas diferentes, tecidos com brilho junto com carretéis de linha, zíperes multicoloridos e de todos os tamanhos espalhados pela mesa. Aquilo me deixava um pouco tonto, organizado que sou, personal organizer que me tornei.

Um dia resolvi perguntar o porque de tanta bagunça e de materiais completamente diferentes juntos?
Minha tia, na sua mais sábia simplicidade, responde: "Para mim não está bagunçado!".
Eu repliquei afirmando e apontando o EU, julgava ser a bagunça.

Ela me fitou por alguns minutos e afirmou: "Aos seus olhos está uma bagunça e pode realmente parecer que está, mas esse é meu método de organização, é assim que eu me acho!".

Tudo é uma questão de percepção

Moral da história: Realmente nada estava bagunçado! O que acontecia no pequeno ateliê de costura de minha tia era que ela tinha "inventado" um método de organização que fazia sentido para ela, que satisfazia as suas necessidades. E que deixava tudo muito funcional.

A "bagunça" que eu via era a organização que ela enxergava e hoje pensando um pouco sobre aqueles dias, lembro que a organização dela fazia sentido. Em poucos segundos localizava tecidos, sabia exatamente onde estavam os botões que precisava, nunca perdia uma linha da cor que queria.

Temos que ter em mente, quando fazemos uma organização, que o método empregado pelo personal organizer tem que fazer sentido para quem irá utilizar o espaço. Por isso uma conversa prévia se faz necessária. Essa anamnese, além de estreitar os laços entre o P.O e cliente, aponta as reais necessidades que ele tem.

Tudo que é funcional, está organizado.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search