segunda-feira, 15 de março de 2021

Minha primeira casa



Quem casa quer casa
Foto: Pexel Binyamin Mellish
Quem casa quer casa! E também um Personal Organizer.

 
Pois hoje em dia não é necessário casar para se ter uma casa para chamar de sua.

Sair da casa dos pais, o seu refúgio de amor, é para muitos uma tarefa difícil.

Um dia tomei a decisão de alugar um apartamento. Mudei. O primeiro dia aquele caos, tudo fora do lugar, malas e caixas empilhadas em todo canto, geladeira vazia e uma vontade imensa de correr para o colo da mãe.

Não tinha jeito. Hora ou outra eu teria que arrumar a casa. Mas por onde começar a arrumação? E para piorar, na pressa de fazer a mudança adivinhem: Não etiquetei nenhuma caixa, ou seja, não sabia onde estavam as coisas.

O apartamento já tinha armários nos cômodos. A primeira providência foi encontrar os produtos de limpeza e dar uma geral em tudo.

Após a limpeza segui para roupas nos armários e gavetas. Então finalizei quartos e banheiros, depois sala e cozinha. O "quartinho" ficou por último. Aquela dupla personalidade de lavanderia e despensa...ai meu Deus! Mas ficou tudo ok. Ou seja, estava tudo fora das caixas, tudo ARRUMADO, mas nada ORGANIZADO.

Para pegar uma calça caiam duas camisas, achar um par de meia era uma maratona, na cozinha, alimentos se misturavam com vasilhas e panelas, o banheiro é melhor nem comentar.

Eram minha férias e, ao invés de curtir a casa comecei a organização detalhada. Não era uma época onde o serviço do Personal Organizer cabia em todo bolso, aliás nem existiam muitos. Os poucos trabalhas para as tais famílias "quatrocentonas", privilegiadas na sociedade.

Movimento Minimalista

Ser minimalista
Foto: Pexel - Liza Summer


Exerci o desapego. Separei tudo que não usaria mais. Hoje em dia essa função é exercida mais naturalmente. Além do mais, o movimento MINIMALISTA vem ganhando força dia a dia, as pessoas consomem menos, ficam ligadas em suas necessidades reais. Mas não era assim nos anos 80.

As coisas foram então ficando realmente em seus devidos lugares. De maneira que a ORGANIZAÇÃO, predominou em minha nova casa de "marinheiro de primeira viagem".


Esse entendimento de ARRUMAR X ORGANIZAR foi tema em alguns dos muitos cursos que fiz durante minha formação de Personal Organizer. Mas para mim já fazia sentido lá atrás. Arrumar é deixar as coisas em ordem, sem bagunça APARENTE, a famosa "camuflada". ORGANIZAR é ter cada uma dessas coisas em seu devido lugar. É identificar o ponto de bagunça e reparar.


Arrumar é paleativo! Organizar é a cura.


Hoje, aplico com técnica, muitas lembranças da organização que fiz em todas as casas que morei, e moro, em casas de clientes. Clientes? Sim, Sou Personal Organizer, muito prazer.
















Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search