terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Vida de Personal Organizer: Você tem habilidade para ser um?

Como me tornei um Personal Organizer
Foto: Pexels
Como Personal Organizer me descobri. Você já pensou que dentro de você pode haver algo mais do uma rotina criada há anos? E que você sempre pode se redescobrir?

Você tem habilidade para ser um Personal Organizer?


Depois de anos tentando me encontrar no mercado de trabalho, ter passado por vários empregos e trabalhos dos mais diversos e com uma idade em que você, apesar de ser produtivo, não é bem aceito eu me vi num impasse de continuar batendo nas portas e enviando milhares de currículos ou montar meu próprio negócio.

Mas o que fazer? Por onde começar? A minha área de atuação já estava saturada de pequenos e médios escritórios e a concorrência seria no mínimo desleal. Depois de mais uma longa e cansativa entrevista, dinâmica e mais entrevistas resolvi almoçar num shopping próximo a sede da empresa.

Após o almoço, já refeito e me preparando para o segundo tempo de entrevistas e dinâmicas me vi na porta de uma grande livraria e resolvi entrar para relaxar um pouco, livros sempre me deixam felizes, comecei andando pelas muitas bancas e prateleiras somente olhando títulos aleatoriamente, quando numa dessas bancas no meio da loja me deparei com o livro: “A Mágica da Arrumação” de Marie Kondo. Sem muito interesse no início, comecei a folhear aquele que seria o meu livro de cabeceira por anos e ainda hoje o uso como referência.

Nesse momento me perdi nas palavras e figuras desenhadas nas primeiras páginas e me vi transportado para um mundo que era o meu dia a dia, o fantástico mundo da organização. Não perdi tempo e comprei o livro e corri para o segundo tempo no processo de seleção, mas o impacto do livro não saía da minha cabeça.

Dicas de Marie Kondo

Foto: Pexels

Os livros da Marie Kondo são os meus de cabeceira. Dicas e pensamentos, ela te coloca para pensar no macro.


As dicas da Marie Kondo me ajudaram a tornar o que profissional que sou hoje.


Corri para casa, e comecei a devorar cada página, cada ensinamento, cada virgula do livro. Não vi o tempo passar e ao final de duas horas que me pareceram cinco minutos eu já sabia o que queria para a minha vida a partir desse momento. Eu iria ser um Personal Organizer.

Na verdade, eu já era sem ao menos saber, minha casa era setorizada, meus armários tinham colméias e organizadores, comprados por curiosidade. Minha cozinha tinha cestas e organizadores em cada gaveta e armários.

Corri para o computador e nas minhas pesquisas encontrei várias pessoas que faziam esse trabalho, procurei podcasts, artigos, vasculhei a vida de Marie Kondo, tudo que eu pude encontrar sobre a atividade eu coloquei em um arquivo no meu computador.

Mas será que a atividade de personal organizer seria somente a organização da bagunça da casa? Com certeza não, ser um Personal Organizer é entrar na intimidade de uma pessoa, casal ou família e ouvir histórias de objetos, livros, cds e roupas que essas pessoas guardam e têm apego. É ter a sensibilidade de entender que cada pessoa é um universo único e que cada organização não é igual a outra.

Sim, com certeza vamos pegar no pesado, olhar com olhos de lince cada roupa ou objeto e analisar a reação do cliente. Ter a sensibilidade e sentir empatia para o sentimento dela em relação a alguma coisa, tentar que seja feito um desapego de objetos desnecessários ou mesmo que não fazem parte da história dela. Somos também conselheiros e muitas vezes confidentes. Mesmo sendo a primeira vez que você está vendo essa pessoa.

Realização profissional como Personal Organizer


Hoje depois de anos dessa história sou uma pessoa mais feliz que em todos os empregos e trabalhos que tive, hoje faço meus horários, tiro férias quando quero e me dou ao luxo de repassar um trabalho para um outro profissional. A vida me direcionou para um mundo que tudo que faço me traz satisfação. Ah e se você está se perguntando: “E aquela entrevista de emprego? Eu respondo! Passei em todas as etapas e consegui a colocação, mas agradeci e não aceitei...

Vida de Personal Organizer
Foto: Pexels

Hoje, além de fazer o que eu amo, tenho a oportunidade de conhecer pessoas, casas e famílias incríveis. Alguns até viraram amigos. Sair, tomar um café e falar sobre o lar doce lar...adoro.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search