terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

O Origami da Organização: a Arte de Dobrar Roupas


Dobras de roupas
Foto: Pexels

Origami do japonês ORI - dobrar -, GAMI - papel - é a arte secular japonesa de dobrar o papel. Mas aqui, nosso origami é sobre dobrar ROUPAS

Na organização utilizamos várias técnicas de dobrar roupas de cama, mesa, banho e vestuário, são técnicas simples e extremamente fáceis de fazer. Elas facilitam a organização e também a otimizar os espaços de gavetas e armários.

O Personal Organizer, seleciona em primeiro lugar cada peça separando elas por tipo de roupa, cor e tipo de tecido, em seguida a arrumação começa de verdade. Cada peça é analisada para saber qual a técnica de dobrar será melhor utilizada e pode ter certeza - cada peça tem um jeito diferente.

Para acabar coma bagunça temos que ter em mente o espaço que utilizaremos para guardar as roupas, sejam elas de uso pessoal ou de uso da casa. Dependendo do espaço disponível tem que rolar um desapego.

Essa etapa de análise de espaço e desapego é muito importante para que a bagunça não volte a se instalar. E tenha sempre em mente quando for comprar alguma peça que o espaço não irá crescer, então antes de comprar se pergunte se realmente precisa dela.

Uma boa idéia para iniciar a organização de closets e guarda- roupas é começar pelas roupas que serão penduradas: camisas, vestidos, saias, casacos, calças. Sempre lembrando do espaço que você tem disponível. Se o espaço for reduzido, faça uma triagem das roupas que amassam mais facilmente ou mesmo pelas roupas que usa mais frequentemente.

Existem homens que preferem que suas camisas sociais sejam dobradas, outros preferem que sejam penduradas, ouvir o cliente é muito importante, por isso uma pré-reunião com cada membro da família.

Nesse primeiro momento vamos falar de roupas de vestir.

Como dobrar camisa social

como dobrar camisa social


Camisa social é algo bem "chatinho" e muitos homens e mulheres que devem usar pela profissão ou em situações onde é uniforme, são bem exigentes para que ela esteja intacta. cabe aqui investir - se este for seu caso - num gabarito de dobras. Fácil de achar em qualquer loja de organização.

Como dobrar vestidos

Como dobrar vestidos
Foto: Pexels

Dobrar vestidos é uma boa para "economizar" espaço no armário especialmente se for de malha. Deixe para pendurar os de linho e festa.

Como dobrar shorts e bermudas


Como dobrar bermudas e shorts
Foto: WikiHow

Dobrar e bermudas e shorts é o mesmo processo. No caso de bermudas e shorts de couro seda e linho, o ideal é comprar cabides com prendedores, especialmente para este tipo de peça.

Como dobrar calças de tecido


Como dobrar calça de tecido
Foto: WikiHow


Calças de tecido também são ótimas peças para manter dobrada e na gaveta. a dobra é fácil, não deixa marcas nas pernas como o cabide e conversa melhor sem amassar.

Como dobrar calças jeans


Como dobrar calça Jeans
Foto: WikiHow

Calça jeans a gente incentiva a dobrar quando você não tem muito espação ou se é daquelas pessoas que t~em muitas e separa para uso de acordo com as estações do ano.

Como dobrar saias


Como dobrar saia

Saias. mesmo conceito dos vestidos. Dobre as de malha, básicas, jeans, do dia a dia. Já as de seda, couro e linho, a dica quente é mesmo pendurar!

Como dobrar regatas


Como dobrar regata

Regatas são peças para manter sempre em gavetas? Sim e não. Se você regatinhas com alças trabalhadas ou até mesmo de miçangas, esqueça a dobra e pendure. Fora isso, o passo a passo te ensina como é simples!

Como dobrar camisetas


Como dobrar camiseta

Esta é a peça que mora dobrada dentro das gavetas ou em pilhas do guarda-roupas. Portanto, siga as dicas para que elas estejam sempre fácies de serem localizadas, seja pela cor ou estampa.

Como dobrar moleton


Como dobrar moletom

Na gaveta de moletom tente mantê-los sempre bem dobrados, de maneira a otimizar seu espaçõ tendo em vista que são peças de volume.

Casacos e roupa de inverno ou sazonais, podem ser colocadas em malas, sacos a vácuo (existem vários modelos no mercado) e guardadas numa parte pouco usada no armário ou closet (geralmente lá em cima, no "maleiro" ou então, se é o seu caso, debaixo das camas "box".

Mas lembre-se de separá-las com um pedaço de TNT (tecido não tecido) para não mofarem ou ficarem em contato umas com as outras. Saquinhos de sílica também são uma boa pedida para evitar a unidade.

Até a próxima. E conta pra gente se as dicas foram válidas! deixe seu comentário.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search